De acordo com a Wikipedia, The Verve é uma banda de rock britânica [sim, falo de novo de uma banda de rock inglês!] formada em Wigan, Inglaterra, no ano de 1989, inspirada musicalmente no estilo que ficou conhecido como britpop (Música Popular Britânica). Após se separarem em abril de 1999, anunciaram sua volta em junho de 2007. Em abril de 2009, praticamente 10 meses depois do lançamento do 4º disco da banda, Forth, muito elogiado pela crítica e pelos fãs, Nick McCabe, guitarrista da banda, anunciou o seu fim.
Mesmo com a instabilidade de tantas separações e voltas, o The Verve conseguiu emplacar vários sucessos. A biografia disponível no site da banda (ou ex-banda), escrita por Dave Simpson, diz que o The Verve nos deu três fantásticos álbuns - incluindo Urban Hymns, o quinto disco britânico na lista dos que venderam mais rápido, já no lançamento, em todos os tempos, e uns dos lançamentos que marcaram os anos noventa. Para quem não conhece, o som dos caras é algo parecido com o que o Oasis faz (aliás, fazia - que sina essa desse pessoal de acabar com as bandas boas?).
Ainda falando de Urban Hymns, este foi um foi um álbum com marcantes violinos em diversas músicas. O disco representa o ápice da banda. No entanto, o The Verve foi acusado por Mick Jagger de plágio por causa de um "sample" da música "Bitter Sweet Symphony" e da expressão que deu nome à canção. A banda acabou perdendo na justiça todo o direito de criação. Quem recebe os "royalties" são Keith Richards e Mick Jagger.
De qualquer maneira, a música marcou a carreira do The Verve. Parte desse sucesso se deve a presença da canção na trilha sonora do filme Segundas Intenções. Bitter Sweet Symphony toca na cena final do filme. Quem assiste, logo procura saber de quem é a música. Nem que seja pra colocar no carro e sair dirigindo, como a loirinha faz no filme, ou colocar no mp3 e sair andando pela rua, como no clip original da música. (Ah! O Audioslave também tem ótimas músicas para escutar enquanto se está dirigindo. Mas isso é assunto para um próximo post)
Outros sucessos da banda são "The Drugs Don't Work", "Lucky Man" e "Sonnet". Mas eu deixo vocês com Bitter Sweet Symphony, e a cena final de Segundas Intenções. Quem ainda não viu o filme e pretende assistir, não aperte o play!
Para quem se interessou, seguem os links do site e do MySpace da banda.
Segundas Intenções marcou minha (pré) adolescência, por isso dedico o post a todos os meus coleguinhas de sexta série que assistiram ao filme comigo no churrasco na mansão da Patrícia Fernandes.
Segundas Intenções marcou minha (pré) adolescência, por isso dedico o post a todos os meus coleguinhas de sexta série que assistiram ao filme comigo no churrasco na mansão da Patrícia Fernandes.
0 comentários:
Postar um comentário