-->

El Camino de Santiago - Dicas

Eu fui fazer o caminho meio no escuro. Nunca tinha feito sequer uma trilha na minha vida. Já tinha entrado no mato, na fazenda minha tia, quando era criança/adolescente e segui o caminho pra cachoeira [isso já deve ter uns 10 anos! Tô velha!]. O trajeto não devia dar nem uma hora de caminhada direito. Nada muito além disso.

Como iam ser só quatro dias, nem me preocupei em comprar equipamentos especiais. Fui com o que eu tinha mesmo. Além do mais, todas as pessoas com as com as quais eu conversei, e que já tinham feito o caminho, me disseram que senhores e senhoras do alto dos  seus 60 anos conseguiam cumprir a jornada. Imaginei que não fosse ser um bicho de sete cabeças. Que não necessitasse de muita preparação e equipamentos. Ainda mais pra mim, no auge da minha juventude, com meus 20 e poucos anos. 

Ledo engano. Todos, inclusive os senhores 60 anos, carregavam em suas mochilas um saco de dormir! Mesmo que os albergues tenham a cama direitinho, acredito que pra não ter que ficar carregando esse monte roupa de cama, coberta e afins, os peregrinos usam o saco de dormir, que é quentinho, prático e ocupa pouco espaço. E eu lá no meio deles com um lençol e uma mantinha de 3 euros [pode rir!]. No começo me senti um peixe fora d'água. Um vascaíno na torcida do Flamengo. Mas depois desencanei. Minha mantinha me serviu muito bem e o saco não fez falta nenhuma. De qualquer modo, fica a dica.

Outra coisa imprescindível é uma capa de chuva. Principalmente no trecho que passa pela Galícia. Chove todos os dias alí. Tive que comprar uma no meio do caminho. Se não, ou eu me molharia completamente, até a minha alma, ou eu ficaria uma semana esperando a chuva passar. Ah! E compre uma das mais resistentes, se não você vai ficar na mão no segundo dia. Há quem prefira usar roupas impermeáveis e uma capa para a mochila. Fica à gosto do freguês.




Outro amadorismo meu foi fazer o caminho de tênis. Não que o tênis não sirva, ou machuque os pés [aliás, acho que qualquer calçado acaba machucando os pés depois de sucessivas caminhadas de uns 30km, ou mais!, por dia]. O ideal é ir com aquelas botinhas impermeáveis. Porque o tênis, depois de 15 minutos de chuva já deixa seu pé completamente ensopado. O que não é legal. E pra secar pra você usar no outro dia é um desespero!

Leve garfo, faca, colher, caneca de metal e, se possível, até uma panela! Isso mesmo. É que os albergues normalmente têm cozinha. Se você estiver no meio do nada, sem nenhum restaurante por perto, esses utensílios podem ser realmente úteis. Porque tem albergue que tem tudo. Tem albergue que tem só as panelas e o fogão. E tem albergue que tem só o fogão! Eu fui contando que todos tinham tudo e dei com os burros n'água.

Bom, esses são os equipamentos básicos para se fazer o caminho. Se você seguir as dicas, pode ser melhor sucedido que eu!

2 comentários:

Felps disse...

Onde você consegue companhia para fazer todas essas loucuras, meninas???

hahahaha

Pelo menos, você pagou todos os seus pecados... de verdade!

Tainá Costa disse...

Num tinha ninguém comigo!
Fui sozinha. Aliás esse é um dos sentidos do caminho. Fazer o trajeto sozinho pra pensar na vida.
Mas pra ser sincera eu tava mais preocupada com a chuva e com uma possível pneumonia, que com pensar na minha vida hehe
Mas isso é assunto pra outro post!
Além do mais, nunca se está sozinha no caminho. Você acaba conhecendo muita gente.