-->

El Camino de Santiago - A história

Do dia 28 de outubro ao dia 01 de novembro, como diria um grande escritor de contos que eu admiro, eu passei pelo portal da quarta dimensão e fiquei lá por cinco dias. O motivo? Fiz os últimos 100 quilômetros [que na verdade foram mais de 120] do Caminho de Santiago.

Já tinha ouvido falar do caminho antes de vir pra Espanha. Mas muito por alto. Sabia que era uma rota de peregrinação religiosa que tinha como objetivo chegar a Santiago de Compostela. E que o Paulo Coelho já tinha feito. Nada muito além disso. Quando vim pra cá nem me liguei que eu estaria pertinho do caminho. Mas depois de quase dois meses aqui, ouvi falar bastante. Muita gente dizendo que era muito bom, uma experiência inesquecível. E eu fui ficando curiosa e com vontade de fazer.

Procurei me informar. Assisti até palestra sobre o assunto. Descobri que existem vários Caminhos de Santiago. Pelo que a professora disse na palestra, existem uns 17 "oficiais". Mas o mais famoso é o Caminho Francês, que como próprio nome já dá a entender, parte da França e cruza todo o norte da Espanha até chegar em Santiago. São quase 800km. O equivalente a um mês de caminhada.

Essas rotas de peregrinação surgiram ainda na Idade Média, quando, guiados pelas estrelas, moradores da região encontraram restos mortais do apóstolo Santiago. Sabendo disso, o Rei de Astúrias resolveu ir ao local, o que o converteu no primeiro peregrino da história. A partir daí, a notícias foi se propagando e pessoas de várias partes peregrinavam rumo a Santiago. Já o nome Compostela vem de "campo de estrelas", fazendo alusão ao fato de as estrelas terem servido como guia para o túmulo do apóstolo.

Como eu não tinha um mês para fazer o caminho todo, resolvi fazer os últimos 100km do Caminho Francês. O que corresponderia a quatro dias de caminhada [quase nada perto do um mês que os peregrinos que partem da França passam caminhando]. E ainda assim teria direito a "Compostela" quando chegasse a Santiago. A "Compostela" é um documento dado pela Igreja a todos aqueles que cumprem mais de 100 km do caminho andando, e 200km de bicicleta. Ouvi duas versões diferentes para a finalidade desse docuemento. Uma é a remissão dos seus pecados. A outra é que com a Compostela você passará metade do tempo no purgatório. Não sei qual das duas é a certa. Só sei que mais do que qualquer papel, o que fica mesmo é a experiência, que será contada ao longo desta semana.

0 comentários: