-->

Stencils em Salamanca

 Hoje o post é um pouco diferente. Mais imagético. Já tem um tempo que eu quero colocar essas fotos aqui, mas sempre arranjo outro tema. O que se segue são alguns dos stencils que se pode encontrar caminhando pelas ruas de Salamanca. O que eu coloco aqui é só uma amostra. É possível ver muito mais. Mas nem sempre eu estou com a minha câmera pra registar [no início eu levava pra onde eu fosse, mas, como eu disse no post anterior, passou a novidade e eu parei de levar].

Boa parte deles tem um cunho de protesto. Outros têm toda uma história por trás. E tem aqueles filosóficos...
 
Vamos começar por um que já foi tema de um post no blog há um tempo atrás. O do "Carlos, ni olvido, ni perdón". Acho que é um dos que mais aparece nas ruas. Se você não acompanhou, é possível conferir a história completa aqui.


O próximo também é bastante difundido, principalmente no centro da cidade. Trata-se de uma paródia de uma lenda de Salamanca. Vou explicar a lenda primeiro pra que vocês possam entender. É o seguinte: o edifício histórico da universidade, localizado num lugar chamado Pátio de Escuelas, tem uma fachada que é uma imensa obra de arte esculpida em pedra, cheia de elementos. Mas cheia mesmo. A ponto de você olhar e não entender muito bem. No meio desse monte de coisas tem uma rã escondida. Reza a lenda que os estudantes que conseguirem encontrar a rã, terão sorte nos estudos [não me pergunte quem inventou isso e o porquê. Só sei que eu achei a rã e espero que a lenda esteja certa]. Bom, mas é quase impossível encontrar o bendito anfíbio sem nenhuma dica. E a dica mais clássica é que ele está na alto de uma caveira. Por causa dessa lenda, a rã [junto com a caveira] é o símbolo da cidade. Tá aí uma foto da caveira com a rã em cima. Conseguiu achar?


A ideia do stencil partiu de uma iniciativa da prefeitura de Salamanca de colocar câmeras no centro histórico da cidade. Não sei exatamente o motivo, mas com certeza tem a ver com a preservação do patrimônio. Há quem diga que serve também pra monitorar o trânsito de carros, já que muitas ruas são "peatonais" [só é permitido o trânsito de pedestres - e carros autorizados]. Daí eles espalharam essas placas, com a seguinte mensagem "zona controlada por cámaras de videovigilancia":

Juntando tudo isso, criaram esse stencil aí do lado, com a caveira, símbolo da cidade, e, no lugar da rã, uma câmera de vigilância. Pra completar, a seguinte frase: "Donde esta la camara?".
Uma paródia, meio crítica, meio afronta, já que, mesmo com as câmeras, o pessoal continua fazendo stencils. 






Os próximos dois têm um cunho mais de protesto. Ao que tudo indica, fazem referência a Franco e ao ETA. Mas como os stêncils não têm legenda ou aquela explicaçãozinha do lado [igual tem em museu] fica a critério
de cada um interpretar.




E pra terminar, o mais lindo de todos. Uma referência ao livro Pequeno Príncipe. Um clássico da literatura mundial. Para alguns é um livro infantil. Mas as mensagens transmitidas por Antoine de Saint-Exupéry são válidas pra qualquer idade. Os desenhos e o coloridos das páginas são apenas um disfarce. Quando eu fui tirar a foto do stencil, tinha um garotinho passeando com seu pai. Ao me ver tirando a foto ele ficou curioso, se aproximou e perguntou pro pai dele o que era aquilo. Aí o pai explicou que a frase fazia parte do livro. Lembrei do meu pai, que me deu um exemplar quando era criança/pré-adolescente, com a dedicatória mais linda do mundo.
Fica aí a mensagem: o essencial é invisível aos olhos [principalmente pra gente que tá longe].


0 comentários: