-->

Barcelona - Parte 2

Barcelona é uma cidade que respira todo tipo de arte. Para quem trabalha com criação, arquitetura, música, teatro, comunicação e qualquer outra coisa relacionada com arte [e não relacionada também!], a cidade é um prato cheio para inspiração. Um pequeno tour pelas ruas e você vê que é possível construir qualquer coisa, de qualquer forma, jeito e cor. Que não precisa de um palco pra ter uma imensa platéia apreciando sua arte. Um verdadeiro museu-palco-exposição à céu aberto.


Um dos maiores palcos coletivos da cidade é a La Rambla. Uma das ruas principais da cidade, com um calçadão que passa bem no meio dela. Esse é um dos lugares preferidos dos artistas de rua. Principalmente das "estátuas vivas" [ou seja lá qual for o nome daquelas pessoas que pintam o corpo de prata e ficam paradas imitando uma estátua]. Só que até as "estátuas vivas" de Barcelona são diferentes. Algumas bem coloridas. Outras assustadoras. E tem também as satíricas.


No quesito arquitetura, Barcelona dá show! Uma mistura de todo tipo de construção que você pode imaginar. Desde os mais modernos, coloridos e exóticos que você nem sabe como param em pé, até os mais antigos, históricos, medievais. Vários deles são muito famosos, como a Casa les Punxes e a Sagrada Família [uma igreja projetada por Gaudí, diferente de todas igrejas do mundo]. Descendo o Passeig Grácia, você se depara com prédios incríveis, como La Pederera e Casa Batlló, também do Gaudí, Casa Amatller e Casa Leó. Art nouveau, arte moderna e outros tipos de arte mais, em forma de prédio. 


O Pack Guell merecia um post só pra ele. Uma longa subida mas que vale a pena pela visão que se tem da cidade e pelas construções. Um dos lugares mais bonitos que eu já vi na vida. Gaudí é sensacional. Projetou umas coisas que parecem saídas de sonho.


Os músicos de rua são um espetáculo à parte. Eles são figurinhas fáceis pelas ruas e parques da cidade. É possível encontrar todo tipo instrumentista, desde os mais comuns, como violonistas, até aqueles que tocam instrumentos árabes exóticos. Se você for músico, resolver passear por lá e puder levar seu instrumento, às vezes dá até pra descolar uma grana tocando.



0 comentários: