-->

Costumes

Salamanca é considerada uma cidade onde os habitantes falam um espanhol bastante "puro". Por isso, muita gente vem pra cá pra aprender o idioma. No curso de espanhol para estrangeiros que eu estudo tem gente de toda parte do mundo. Só na minha sala tem chinês, japonesa, sérvio, alemães [muitos alemães!], francês, italiana, turca, iraniana e váááários brasileiros. Por isso, de vez em quando, meu professor dá umas dicas de comportamento.

É muito engraçado como uma coisa banal em algumas culturas, pode ser absurda em outras e nem passar pela nossa cabeça a possibilidade de que fazer aquela coisa daquela maneira, pode ser até um insulto para os nativos.

Outro dia o professor nos ensinou sobre como receber um elogio na Espanha. Segundo ele, sempre que alguém te elogiar ou elogiar uma coisa sua, você tem que agradecer mas dizer que aquilo não é tão bom quanto parece. Por exemplo:

- Nossa! Sua casa é linda!
- Obrigada! Mas dá muito trabalho pra limpar.

Ou

-Sua roupa é muito bonita.
- Obrigada. Mas esse sapato está me machucando, a blusa pinica e o casaco está furado...

Apenas agradecer o elogio pode soar como uma grande grosseria. Por isso, em alguns casos extremos é necessário inclusive inventar um defeito [mesmo que pra você ele não exista] só pra ser "educado". Sim. O professor disse essa parte de inventar também. Pra ver se a gente tinha aprendido direitinho, após a explicação ele perguntou pra turma:

-Então, se alguém fala pra você que você é inteligente, o que você responde?

Aí tinha um alemão do meu lado que virou e falou baixinho:

- É. Eu sei!

Ainda bem que o professor não escutou!

0 comentários: