-->

Universidad de Salamanca

Outro dia mesmo postei sobre o primeiro dia de aula e agora já estou na minha terceira semana na Universidade de Salamanca. Tempo suficiente para observar algumas coisas e fazer alguns comentários:

Campus Unamuno

- Não tem bebedouros na universidade. Se tem, estão bem escondidos. No máximo você encontra máquinas que vendem garrafinhas de água. Se você não estiver a fim de pagar, pode dar um pulinho no banheiro e tomar água da torneira!

- O jornal El Mundo, um dos maiores da Espanha, é distribuído gratuitamente para os alunos. Não sei de quem foi a idéia. Se é a universidade que compra e distribui, ou se é uma estratégia do próprio jornal, o que eu acredito ser mais provável. Os universitários são um público em potencial muito forte. Ao mesmo tempo que precisam ter acesso às notícias, ainda não têm dinheiro para fazer uma assinatura [ou preferem gastar esse dinheiro com festas]. Mas, muito em breve serão profissionais de sucesso [!], que ganham dinheiro, e já estarão habituados a ler aquele veículo!
Independente de quem é o responsável, eu tô adorando poder ler jornal todos os dias!

- A biblioteca daqui é muito movimentada. Bom, eu não posso falar muito sobre a biblioteca da UFJF, porque não frequentava muito. Mas aqui, por incrível que pareça, passo pelo menos umas duas horas do meu dia lá, estudando [isso mesmo! Tem hora que nem eu acredito], e tenho muitos companheiros! Dizem que, na época dos exames, os alunos ficam tão alucinados pelo estudo que as bibliotecas da universidade funcionam 24h por dia! 
Mas o mais interessante da biblioteca é a sinfonia de tosses. É um efeito no estilo do bocejo. Basta um tossir que desencadeia uma sequencia de tosses dos mais variados tipos. Adeus concentração, né?!

- As carteiras aqui não são separadinhas como normalmente são no Brasil. É uma mesa comprida, com vários assentos pregados na mesa comprida da fileira de trás [deu pra entender?]. De modo que, se você está no meio da fileira e é acometido por uma mega vontade de fazer xixi no meio da aula, você tem que pedir pra toooodos os seus coleguinhas se levantarem para que você saia. Nisso a aula já parou e estão todos acompanhando os seus movimentos. Ou seja, não se sente no meio da fileira. Ou segure o xixi!

- Por último, a essência da dinâmica em sala de aula é igual a do Brasil. Às vezes o professor pergunta e ninguém responde. O professor fala sobre coisas que os alunos deveriam saber, mas não sabem, ou fingem que sabem. Tem professor que acaba a aula uma hora antes do previsto. Os alunos podem sair no meio da aula. Alguns professores deixam até comer. De vez em quando rolam aqueles comentariozinhos com o coleguinha do lado [minha coleguinha sueca disse que no país dela isso é inadmissível!].  Mas um detalhe importante, não vi ninguém dormindo na aula, ou deitado na carteira. 

3 comentários:

Igor disse...

Outro detalhe que alguns professores, creio que a maioria, nao gostam...Espreguiçar ! É falta de respeito. Quando um coleguinha brasileiro se espreguiçou a professora perguntou: Vc faz isso no Brasil ? hehehe

Felps disse...

Essas carteiras eu conheço... eu estudei nelas na 2ª série. Mas as de minha infância serviam a apenas 2 pupilos! Não a um terço de uma classe...

Teus posts continuam primorosos, minha cara Tainá! Permitem a leitura fugaz sem fugir do prazer da leitura!

Desculpe, ó... a falta do que fazer me levou a ler Shakespeare! Razão do meu discurso rebuscado...

Anônimo disse...

No Colorado College a gente também tinha vááários jornais de graça, desde os locais de Colorado Springs e Denver até o New York Times. Eu achava o máximo, saía do dormitório, pegava meu jornal de graça, comprava meu latte e ia pra aula, hehehe. #americanwayoflife Taináááá, já falei que amo seu blog? Posso dizer d novo!? heheh Beijos, se esbalda aí!