-->

Los examenes!

Enfim, estudei um tanto que eu achei que fosse suficiente pra um exame. O primeiro e mais complicado [pelo menos pra mim] deles, de uma disciplina chamada Sistemas Políticos de Europa. Carinhosamente apelidada de Sistemas! Não sei de onde eu tirei fazer essa matéria. Eu acho política muito interessante. Ponto. Nunca tinha estudado nada específico. No início do semestre fiquei meio perdida. Eram muitos conceitos básicos que eu não tinha idéia do que era. "Distrito uninominal", "fórmula proporcional", "bicameralismo assimétrico", "clivagem", "sistema de partidos". E eu lá no meio daquele monte de gente que estuda Ciência Política. Pensei: vou estudar muito essa matéria pra quando chegar na época dos exames eu estar no mesmo nível dos coleguinhas. 
Mas, como vocês viram, eu não estudei. Acabei aprendendo na marra mesmo, de tanto ouvir falar. 
Chegou o dia que parecia que tããããão distante quando começaram as aulas: o dia da prova. Na sala, os coleguinhas citavam os nomes de todos os partidos da Itália. E eu lá "Hã? Tinha que saber isso?". Não tem a mínima condição de saber. A Itália tem 93284578 partidos. E o povo aqui decora mesmo. Data, nome... Tudo o que eu não faço. Pensei: "Fudeu! Num é possível que o professor vai mandar escrever os partidos da Itália na prova, né?! Tanta coisa mais interessante pra perguntar, pô!".
Começou a distribuição das provas. A galera que recebeu primeiro foi rápida no gatilho, leu as perguntas rapidinho e já saiu perguntando pros coleguinhas a resposta. Estudante é estudante em qualquer lugar do mundo. E a minha sala tinha uma grande vantagem: a matéria da prova eram os sistemas políticos de Alemanha, Itália, Inglaterra e França, e nós tínhamos a nossa disposição vááááários nativos de cada país [menos da Grã Bretanha. mas a Grã Bretanha era o mais fácil]. A gente podia escolher pra quem perguntar. 
Numa dessas, uma alemã que tava atrás de mim salvou parte de uma das minhas questões [e da de mais umas quatro pessoas]. Uma das indagações da pergunta era qual o nome do partido que governa a Alemanha atualmente. Eu, lógico, não fazia a mínima idéia. Só sabia que tinha um partido que a sigla é FDP! 
Graças à coleguinha, hoje eu sei que é o CDU [só não me pergunte o que significa].
Equanto isso, o pessoal ainda tava recebendo as folhas. E que folhas! Cara, eles te dão um A3 branco pra fazer a prova! Tipo um cartaz. A hora que eu vi aquilo quase que eu achei que tava no lugar errado. "Não moço! Num é prova de desenho não.". E fiquei naquela "que que é pra fazer com essa folha, Jesus?".
Aí, claro, olhei pro lado, pra ver o que os coleguinhas estavam fazendo. Todo mundo dobrou a folha no meio e começou a escrever. E eu segui o fluxo, né?! Eram 6 questões. Escrevi cinco páginas! Acho que nunca escrevi tanto numa prova. E em espanhol! 
O exame do dia seguinte foi bem parecido. Também me deram um A3, também eram 6 questões discursivas.   O problema é que eu inventei de sair na noite anterior. Acordei com aquele sono! E a prova era 11h da manhã. Mas eu resolvi dar uma lida na matéria antes, já que eu tinha lido só uma vez, no aeroporto! Com isso me atrasei e eu PRECISAVA tomar um café antes de sair. O que eu fiz? Fiz o café, coloquei numa caneca e fui pra faculdade com a caneca na mão! Quando eu abri a porta da sala, já estavam todos em seus lugares e, lógico, todo mundo olhou pra mim. Eu tava crente que ia chegar na sala, ia tá aquela bagunça e ninguém ia nem notar a minha canequinha... Bom, mas professor não falou nada. Então eu fiz a prova tomando meu café, numa boa. E apesar de não ter estudado muito, acho que deu pra passar! Graças ao café!

0 comentários: