-->

Então é Natal


É chegado o momento do ano no qual todos os estudantes intercambistas ficam loucos, alvoroçados, inquietos e ansiosos. O motivo? Não. Não são as provas finais [que muitas vezes também são iniciais. É que a maioria dos professores só dá uma prova no semestre!]. O motivo são as mini-férias de final de ano, que dão uma folguinha pra gente no Natal e no Ano Novo.

A maioria dos brasileiros, pra não dizer todos, vai passar as festividades longe de casa, já que o preço da passagem pro Brasil é um absurdo. Então, salvo exceções, não compensa pagar essa fortuna pra passar, sei lá, 10 dias em casa e depois voltar pra cá, pra um mês depois voltar pro Brasil de novo. Melhor usar esse dinheiro pra conhecer a Europa, né não? É aquela coisa, a nossa casa vai estar sempre lá. Nós sabemos que vamos voltar. Sabemos até a data! Mas a Europa... Sabe lá Deus quando, e se, eu vou voltar ao Velho Continente.

Bom, mas essa volta toda é pra falar da odisséia que é planejar uma viagem, comprar as passagens e reservar lugar pra ficar. No início você está super empolgado. Uhul, vou fazer um mochilão pela Europa!!! Aí faz uma listinha com todos os lugares que você quer conhecer e descobre que se seguir esse planejamento você vai visitar 30 países em 15 dias! Não dá, né?! Aí começa a cortar e deixar só os que você quer MUITO conhecer. Sobram um 12. É, ainda é muito. Aí você passa a outro critério: onde eu vou passar o Natal e o Ano Novo? É amigos, a gente vai estar viajando. Super legal! Imagina passar o Natal em Paris? Agora imagina passar o Natal em Paris sozinho. Não rola, né?! Então começa a caça por um destino. Aí vão mil mensagens no Facebook, e-mails, conversas do Skype até descobrir pra onde a galera tá indo. De preferência os brasileiros, com os quais é mais fácil estabelecer uma comunicação eficaz, eficiente e efetiva. Imagina você no Natal conversando com um alemão e ele com um dicionário na mão procurando como se fala Papai Noel em espanhol pra fazer uma piadinha?


Decidido isso fica mais fácil estabelecer onde a viagem começa e consequentemente os próximos destinos. Aí vem a parte crucial: procurar preço de passagem. Todo mundo fala que viajar pela Europa é super barato. Que trem é barato, avião é barato. Bom, se comparado ao Brasil por exemplo... Eu gasto R$200,00 de passagem de ÔNIBUS toda vez eu vou pra casa. Por esse mesmo valor é possível comprar uma passagem DE IDA pra algum país da Europa em companhias aéreas low cost. Às vezes dá pra comprar até ida e volta se a promoção for boa. Quanto aos trens, bom, existem uns passes pra conhecer x países em x dias que são interessantes. Ou então viajar durante a noite. Ou ainda, no Leste Europeu, viajar na terceira classe durante a noite [#medo]. E tem os ônibus também. Dependendo do seu destino, por exemplo da região que eu estou na Espanha pra Portugal, compensa muito. Fora isso, todas as passagens que eu olhei eram mega caras. 
Aí você procura e encontra passagens com preço bom, albergue com preço bom e fica super feliz! O problema quando você junta tudo e vê quanto vai dar no final... Um pequena fortuna. Hora de cortar mais alguns destinos. No final, dos 30 países, você acaba conhecendo uns quatro. E às vezes nem são os que você mais queria conhecer. Mas levando em conta fatores como preço e "onde a galera vai" é o que tem pra hoje.
  
Depois de toda essa divagação, vamos à parte prática. Seguem alguns links importantes:

http://www.flylowcostairlines.org

O primeiro é de um rastreador de copanhias aéreas low cost. Muito útil. Você coloca o local de partida e o local de chegada e ele te dá uma lista das companhias aéreas low cost que fazer o trajeto.

Os outros são de comparação de preço de vôos. Vale a pena dar uma olhada nos preços que eles colocam. Mas outro dia fui comprar por um deses sites e cheguei a conclusão de que fica mais caro que comprar pelo site da propria companhia aérea. Eles te dão um descontinho de uns cinco ou dez euros pra te enganar, mas depois caem matando nas taxas de sei lá o que, e acaba ficando mais caro que comprar direto. Então só é bom pra saber qual voo tem preço mais barato e depois ir no site da companhia pra comprar. É bom ver em vários sites, porque alguns não rastreiam uns voos que outros rastream. E na hora de comprar, se for pagar com cartão de credito, o preço sempre aumenta um pouco. Pelo que eu vi até hoje, o ideal é comprar com Visa Electron, que nao paga nada de taxa. Mas precisa ter dinheiro na conta. As outras opções, como crédito e débito, aumentam entre dez a quinze euros o preço da passagem. 

Então tem que  fazer o seguinte: achou uma passagem mega barata em algum desses sites de comparação? Faz como se você estivesse comprando. Vai preenchendo o que eles pedem até chegar no momento de pagar. Porque é nessa hora que você vê o preço de verdade da passagem. Na hora de pagar, eles colocam mil taxas de mil coisas, que às vezes as taxas ficam mais caras que a propria passagem. Depois vai no site da companhia aérea, procura o mesmo voo e repete o procedimento até chegar a hora de pagar e vê se o preço é o mesmo. Eu, particularmente, acho mais seguro [e barato] comprar pelo site da própria companhia. 
É um grande exercício de paciência e força de vontade. Principalmente se você já tiver buscado em todos os sites e a passagem for realmente cara. Aí é tentar partir pra rotas alternativas com escalas e troca companhia.

Chega, né?! Depois eu volto pra falar da reserva de albergue.

2 comentários:

Felps disse...

ei... que tags são essas?

Tainá Costa disse...

SEO, conhece?