-->

Ajudando a salvar o planeta

A consciência ecológica aqui é uma coisa interessante. A primeira vez que fomos ao supermercado ficamos surpresos. Quando passamos pelo caixa, a moça nos disse que teríamos que pagar pelas sacolas de plástico, já que não tínhamos aquelas sacolas ecológicas.

Cada sacola plástica custa 0,03 euros. Ao passo que uma sacola ecológica comum (existem também as de rodinhas) custa no máximo 0,50. Ou seja, a cada 16 sacolas de plástico é possível comprar uma ecológica. Compensa muito, já que precisamos fazer compras sempre. Então, além de economizar (por mais que seja pouco, esse pouco pode fazer diferença no final), ajudamos a salvar o planeta.

Não são todos os supermercados que cobram pelas sacolas. Mesmo assim, aqui na Espanha, pelo que eu pude perceber, a grande maioria das pessoas prefere as sacolas ecológicas. Até porque, andando pelo mercado não se vê muito aqueles carrinhos enormes e lotados de comida. Parece que as pessoas compram de pouco em pouco. Não fazem compra do mês, como no Brasil. Assim, é possível carregar o que se comprou nas sacolas ecológicas.

Não sei em que pé está a legislação que proíbe o uso de sacolas plásticas no Brasil. Mas sei que em alguns lugares do nosso país a lei já está valendo. Os estabelecimentos ainda têm um prazo para se adequar. Mas, creio que, para que essa legislação funcione, será necessário fazer algo parecido com o que há aqui. Neste processo de transição, talvez seria interessante que os mercados cobrem um valor simbólico pelas sacolas de plástico. Afinal, nós sabemos bem que só mexendo no bolso as pessoas se mobilizam. Se elas tiverem que pagar, vão pensar duas vezes antes de optar pelas sacolsa convencionais. Assim, até o final do prazo estabelecido, grande parte dos consumidores já teria a sua sacola ecológica e teria mudado seus hábitos.

Não sei como seria a recepção de uma medida desse gênero pelos consumidores. Mas é uma alternativa a se pensar.



Eu já comprei as minhas. Duas!

5 comentários:

Felipe F. disse...

Muito legal! Não desempolga de atualizar o blog depois de um tempo que nem todo mundo faz.(incluindo eu)

to acompanhando.
bjos

Elisa Franco disse...

Oi, Tainá! Parabéns pelo blog.
No Rio, já tomaram uma medida parecida com essa =)
Mas, se bobear, o pessoal aqui prefere pagar pelo plástico maldito, mesmo sabendo que um dia vai acordar sufocado por ele...
Eu sempre carrego minhas próprias sacolinhas plásticas na bolsa, dobradinhas... assim uso as mesmas, sempre que vou ao mercado #ficadica

Tainá Costa disse...

Não desanimei não. É que tava sem internet.
Já tenho várias coisas preparadas.
=)

Brigada, gente!

Rosi Andrade disse...

Faço sacolas retornáveis desde 2008.Quando começei, busquei um tecido que fizesse algo a mais, então optei por um reciclado de garrafas plásticas. O lixo sendo reutilizado.Tenho esbarrado extamente no que postastes: o consumidor só sente quando se mexe no bolso e na dificuldade de mudança de hábitos. Quando era pequena, não existiam as sacolas plásticas e trazíamos as compras em sacolas grandes de lona ou sacos de papel. E não sentíamos falta daquilo que não conhecíamos. O mais díficil é fazer essa mudança de hábito em prol de todos. Trabalhamos com a conscientização e nossos maiores clientes não são os supérmercados, mas sim escolas e Universidades. São pessoas que sabem que sómente com educação e conscientização, podemos mudar velhos hábitos.

Tainá Costa disse...

Realmente, Rosi, a consideração sobre não sentir falta daquilo que não conhecemos vem bem a calhar nesse caso. E quando eu disse que é mexendo no bolso que as pessoas se mobilizam, é porque comigo foi assim. Somente quando eu tive que pagar pelas sacolas de plástico foi que resolvi comprar uma sacola ecológica. Mesmo sabendo de todo o mal que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente, era muito mais cômodo, além de gratuito, usá-las. Se funcionou comigo, pode funcionar com outras pessoas, não é mesmo?