-->

Em busca de um lar...


Como aqui os alojamentos da universidade são muito caros, os estudantes preferem alugar apartamentos, ou quartos. A universidade oferece uma lista com as vagas disponíveis na cidade. Ela é atualizada diariamente. Ontem nós pegamos essa lista e hoje olhamos váááááários.
Antes de ir aos locais, fomos a um "locutório" (lugar que tem cabines telefônicas) e ligamos para pedir informações sobre os apartamentos. De manhã nós ficamos meio desesperadas. Parecia que tudo já estava alugado. Mas fomos à universidade e pegamos uma nova lista. Aí sim, conseguimos falar com muita gente. E visitamos vários.
- No primeiro eram dois rapazes latinos e tinha mais uma vaga. O valor é 180 euros. É bem próximo à universidade, mas o quarto é bem apertado e são dois homens. Não rola morar com dois homens, né?! 
- Depois, vimos um que tem uma vaga só, de 190 euros, mais outros gastos, que devem dar por volta de 20, 25 euros. Ou seja, uns 215 euros. Moram duas meninas e um menino. Mas nós não vimos nenhum deles... 
- Então fomos em um que está em reforma. Tem 4 vagas. Está todo desocupado. Fica mais afastado da universidade. Uns 13 minutos. Os preços são 180 e 160 euros (a diferença é por causa do tamanho dos quartos). Mais outros gastos, 20, 25 euros. Eu gostei, mas fiquei com medo do inverno, já que é mais afastado da universidade. Imagina acordar cedo todo dia e andar 13 minutos na neve e no vento pra ir na aula. Vou perder as primeiras aulas todos os dias.
- Fomos em um muito bom. Muito chique. Mas muito caro. 250 euros mais gastos. Ou seja, uns 275, no mínimo. Esse é só de meninas. E já morava uma alemã lá que não falava nada de espanhol.
- Fomos em um que mora uma espanhola. Tem um quarto que é 200 euros e um que é 220. Mais os gastos de 20, 25 euros. O apartamento é muito bom. Arrumadinho. Mas a espanhola que mora lá parece mais velha. Deve estar fazendo doutorado ou mestrado. E parece ser enjoada com limpeza, barulho.. Moram mais duas portuguesas lá. Esse é só de meninas também. O local é bom. 
- Esse aqui foi o mais engraçado. A Mylena ligou e atendeu um rapaz. Aí ela marcou de visitar o apartamento e ficou falando que o rapaz era muito simpático e que ficou encantada com jeito que ele falava espanhol tal. Quando a gente chegou no lugar e o cara abriu a porta e fomos falando espanhol. Aí, do nada, ele vira e pergunta, de onde a gente é. Respondemos: Brasil. Aí ele começou a rir e disse que era brasileiro também, com um sotaque carregadíssimo. Ele é lá do Recife e já está há 2 anos aqui. Está fazendo doutorado. O apartamento dele é novo. Quartos grandes. Cada um de um preço, de acordo com o tamanho: 160, 175 e 190 euros. E, como sempre, gastos extras... 20, 25 euros. Ele foi muito simpático mesmo e nos deu algumas dicas.
- Depois fomos em um de 150 euros. É bem cara de república mesmo, com um monte de coisas pregadas nas paredes. E quem abriu a porta era uma moça muito gorda que estava dormindo às 8h da noite. Diz o dono do apartamento que ela é uma moça muito boa e caseira. Deve ser mesmo, porque pra estar dormindo às 8h da noite... Moram ela e mais um rapaz. Os gastos com luz, água, internet, também são cobrados separadamente.
- Nesse mesmo prédio, que também é o mesmo do panamenho, tinha um outro apartamento. Nós marcamos de ir visitar, mas chegamos atrasados porque ficamos conversando com o cara de Recife. Na hora que nós tocamos os interfone, o cara que ia mostrar o outro apartamento (o da gorda) apareceu. Aí nos deixamos a mulher falando sozinha no interfone e subimos pro outro. Depois da sair do da gorda, disfarçamos um pouco e voltamos pra tocar o interfone de novo. Esse é o melhor, na minha opinião. Pertinho da univerisidade. Bem arrumado. E com preço bom. São 4 quartos. Um de 175, um de 180 e dois de 220 euros. Depende do tamanho. Mas são todos de um tamanho decente. Comparado ao que eu morava em Juiz de Fora, todos são enormes... rs!  E, como não poderia deixar de ser, tem os gastos à parte. Nenhum está alugado ainda. 

Isso, fora os que a gente foi na rua, mas não achou o número. Os que a gente ligou e não aceitam estrangeiros, ou só aceitam gente que vai morar por um ano, ou já estavam alugados..

O bom é que já conhecemos a região da universidade toda. E, se um dia eu precisar alugar um quarto ou apartamento e negociar em espanhol, já tô fera, neném!

0 comentários: