-->

Pode dar bala de troco?

Já parou pra pensar quantas vezes você recebeu uma moeda de um centavo de troco? Quase nenhuma, né?! Pra mim pelo menos, receber uma moeda de um centavo é quase como sair uma nota de cem no caixa eletrônico. Muito raro.

Já perdi a conta de quantos centavos foram deixados pra trás a cada compra feita no Bahamas. Por fim, preferia pagar no cartão de débito, pra que o valor correto fosse descontado da minha conta. Porque, como já dizia propaganda do Visa, "bala de troco, que coisa triste". As lojas de "1,99" então, lucraram muito às custas dos um centavos deixados pra trás.

Por aqui eles prezam pelo troco certinho. Nunca andei com tantas moedas na vida! Se a coisa que você comprou é 1,98 e você paga com dois euros, você tem os seus dois centavos de troco. Nada de bala ou chiclete. É uma moedada danada. Ainda mais que aqui eles têm moeda de 2 euros. Você dá uma nota de dez pra pagar uma coisa que custa 1,80 e recebe o troco todo em moeda. A primeira vez foi estranho. Achei que o troco estava errado. "Esse tanto de moeda não dá o valor do troco". Até conferi.



É meus amigos, são tantos costumes que nós não estamos habituados. Sabemos o que é o certo a se fazer, mas fazemos de outro jeito. Coisas simples, mas que no dia a dia fazem a diferença. Como por exemplo,  receber o troco certo a cada compra e ter váááárias moedas de um centavo na carteira. Não dizem que é de grão em grão que a galinha enche o papo?

1 comentários:

Anônimo disse...

Quando a gente sai do Brasil percebe como é fácil fazer as coisas do jeito certo, mas esse jeitinho brasileiro do mal cisma em insistir nas coisas erradas, né?
Gostei do post! Adoro esses insights culturais! =)