-->

Atravesse sem olhar

A organização do trânsito aqui é bem diferente. Não que o sinal verde seja para parar e o vermelho para seguir. Não. Digo no que diz respeito à relação entre os pedestres e os carros. No Brasil estamos acostumados a atravessar em qualquer parte da rua. A faixa de pedestres, na maioria das vezes, não representa muita coisa para os transeuntes. Mesmo que exista uma faixa dois metros a frente, nos embrenhamos no meio dos carros para atravessar. Outro costume é desrespeitar o sinal de pedestres.  Se não vem carro, pouco importa se o sinal está verde ou vermelho, atravessamos sem pestanejar.

Aqui não. Eles sempre atravessam na faixa. E respeitam o semáforo. A rua pode estar vazia. Nem sinal de automóveis. Eles param e esperam o sinal abrir. Mesmo que sejam 4h da manhã. A primeira vez que eu vivenciei uma situação semelhante, fiquei me perguntando "que diabos esses espanhóis tão esperando?". Cheguei a achar ridículo. Como assim ficar esperando o sinal abrir se não vem carro?

Reparem no canto direito que o sinal está vermelho. Mas não vinha carro nenhum e três pessoas estavam paradas esperando o sinal abrir


E tem mais. Às vezes eu confesso que não entendo a lógica da organização estabelecida, já que não foram poucas vezes em que eu fui atravessar e o sinal estava fechado para os pedestres, mas os carros também estavam parados (?). Então, ficávamos todos parados esperando nossos respectivos sinais abrirem.

Ainda não me acostumei com isso. Se não vem nenhum carro, eu atravesso. A não ser que muitos outros espanhóis estejam esperando. Digo isso, porque um dia o sinal estava fechado e tinha um senhor esperando para atravessar também. Como não vinha carro, eu fui. E o senhor chamou a minha atenção, acredita? Ainda assim tem alguns mais abusadinhos que não esperam o sinal abrir. Devem ser estrangeiros também.

Outra coisa que não estou acostumada é que os carros parem para que os pedestres atravessem. Você coloca o pé na faixa, o carro pára, mesmo que seja no meio da esquina. E isso é verdade. Não é história pra boi dormir não. Nós sempre ouvimos falar disso. Mas vivenciar é diferente. Como estamos habituados a outra realidade, é meio que um “choque”. Sempre que vou atravessar onde não tem sinal, páro para os carros passarem. E eles param que eu passe. É até engraçado.

Brinco que se eu dirigisse aqui, iria fazer boliche de pedestres, porque as pessoas às vezes nem olham. Vão atravessando. E como os motoristas brasileiros não estão acostumados a parar para os pedestres onde não tem sinal, seria um desastre. Na verdade eles estão certos. Mas eu ainda vou demorar um pouco pra incorporar essa cultura. E o problema maior vai ser quando eu chegar ao Brasil. Imagina eu atravessando a rua sem olhar?

2 comentários:

JF Costa Júnior disse...

Tainá. Mesmo sem conhecer essa realidade pessoalmente, sempre lhe falei e ensinei a respeito. Agora vc tem a oportunidade de vivenciá-la. Assimile tudo quanto de melhor puder. Por aí, vc vê que meu sonho de viver em um lugar civilizado tem razão de ser. Parabéns pelas postagens. Continue. Grande beijo.

Naissa Viana disse...

Tainá,

Não precisamos ir muito longe não. Brasília e Manhuaçu também são assim no quesito de os motoristas pararem caso o pedestre coloque um pé na faixa, independente de ter sinal ou não. Pena que isso é raridade né?